Hospital São Sebastião

Hospital Notre Dame São Sebastião

Com a instituição do Regulamento de Serviços Sanitários e da Previdência Social, além da regulamentação das Escolas de Enfermagem – normativas que embasariam os serviços -, o ano de 1923 está marcado, na história brasileira como um período de profundas transformações para a área da saúde pública. Em meio a essas mudanças, chegaram ao país as primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame.
Desde então, a instituição religiosa está relacionada aos cuidados com a saúde. Fosse na administração, na farmácia, na enfermagem ou na hotelaria, as Irmãs atuaram, ao longo das décadas, em mais de 20 hospitais, além de terem servido à Pastoral da Saúde.
Atualmente, sua Congregação mantém, através da Rede Notre Dame, dois hospitais – ambos localizados no interior do Rio Grande do Sul. Em Espumoso, o Hospital Notre Dame São Sebastião presta atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade à população do município, além de ser referência para pacientes da região do Alto da Serra do Botucaraí – composta por Alto Alegre, Arvorezinha, Barros Cassal, Campos Borges, Fontoura Xavier, Ibirapuitã, Mormaço, Tapera, Tio Hugo e Tunas, entre outros municípios. Desse modo, a casa de saúde, fundada em 1945, atende a uma população de mais de 115 mil habitantes. Eles têm à disposição 94 leitos hospitalares, seja para internação clínica, cirúrgica, obstétrica, pediátrica ou de saúde mental integral. Além disso, usufruem de atendimento ambulatorial em 15 especialidades e de serviços de diagnóstico laboratorial e por imagem.
O Hospital Notre Dame São Sebastião promove e participa, ainda, de ações de conscientização, preventivas e solidárias, como campanhas de doação de sangue, feiras de saúde e palestras, nas comunidades de sua abrangência.

Responsáveis:

Responsável Técnico: Juan Gregorio Indart Aguirregaray – CRM 25604
Responsável Clínico: Norton Estevão de Bortoli – CRM 4571