Hospital Júlia Billiart

Hospital Notre Dame Júlia Billiart

Com a instituição do Regulamento de Serviços Sanitários e da Previdência Social, além da regulamentação das Escolas de Enfermagem – normativas que embasariam os serviços -, o ano de 1923 está marcado, na história brasileira, como um período de profundas transformações para a área da saúde pública. Em meio a essas mudanças, chegaram ao país as primeiras missionárias da Congregação das Irmãs de Notre Dame.
Desde então, a instituição religiosa está relacionada aos cuidados com a saúde. Fosse na administração, na farmácia, na enfermagem ou na hotelaria, as Irmãs atuaram, ao longo das décadas, em mais de 20 hospitais, além de terem servido à Pastoral da Saúde.
Atualmente, sua Congregação mantém, através da Rede Notre Dame, dois hospitais – ambos localizados no interior do Rio Grande do Sul. Em Não-Me-Toque, o Hospital Notre Dame Júlia Billiart presta atendimento médico-hospitalar de baixa e média complexidade à população do município e da região do Alto Jacuí – composta por Colorado, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos, Santo Antônio do Planalto e Tio Hugo. Desse modo, a casa de saúde, fundada em 1949, atende a uma população de cerca de 40 mil habitantes. Eles têm à disposição 31 leitos, seja para internação clínica, pediátrica, obstétrica ou cirúrgica.
Ao todo, o Hospital realiza mais de 350 cirurgias e 14.500 atendimentos ambulatoriais por ano, em 18 especialidades, além de manter serviços de diagnóstico laboratorial e por imagem. Ele, ainda, promove e participa de ações de conscientização, preventivas e solidárias, nas comunidades de sua abrangência, como campanhas de doação de sangue, curso de cuidadores de idosos, feiras de saúde, orientação a gestantes e palestras.

Responsáveis:

Responsável Técnico: Anaor Silva Aguiar – CRM 5.777
Responsável Clínico: Ana Paula Tesser Wallauer – CRM 22.872