Acadêmicos orientam o Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital São Sebastião

Acadêmicos orientam o Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Hospital São Sebastião

Como, atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade é o manejo dos resíduos sólidos, desde a segregação até o descarte correto, acadêmicos do Bacharelado em Gestão Ambiental da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) dedicaram-se a desenvolver um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde para o Hospital Notre Dame São Sebastião.

Para isso, inicialmente, os graduandos Gustavo da Silva Maciel, Luzia Camargo, Luiz Antônio Nicolodi Vivian e Marina Zambiazzi observaram o gerenciamento dos resíduos sólidos adotado pela casa de saúde e estudaram maneiras de melhorar seus processos. Posteriormente, os orientandos da docente Daniela Muller de Lara, avaliaram as classes de resíduos geradas e as formas mais adequadas para que fossem, armazenados, tratados e, por fim, descartados.

Além disso, os estudantes orientaram os funcionários hospitalares sobre a sua responsabilidade, enquanto profissionais, para com o meio ambiente. Por meio de palestra, eles detalharam o que são os resíduos sólidos produzidos no ambiente hospitalar, apresentaram um panorama nacional sobre a geração e a coleta dos resíduos sólidos urbanos e de saúde e demostraram a relevância ambiental, econômica e social do adequado gerenciamento dos resíduos.

O desenvolvimento do Plano também inspirou os líderes dos setores a capacitar os colaboradores sob sua tutela para uma reeducação ambiental global. Por isso, ensinaram os demais profissionais sobre como separa o lixo orgânico do seco.

Deixe o seu Comentário

Comentário
Nome
E-mail